quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A ética no dia a dia

Muito se discute sobre ética no dia a dia, são valores universais, presentes em todas as sociedades.Mas alguns valores morais podem sofrer transformações de acordo com traços culturais e com a realidade de cada sociedade.
A ética é um exercício diário que precisa ser praticado no cotidiano. Só assim ela pode se afirmar em sua plenitude numa sociedade, se uma pessoa não respeita o próximo, ela não é ética . Em algumas cidades como Bogotá diminuiu-se a criminalidade combatendo-se os pequenos crimes quando os cidadãos passam a respeitar as leis básicas também respeitam a cidadania, esse é o primeiro passo para mudar uma sociedade corrompida.
Começando pelos atos simples, ao longo do tempo, a moral da sociedade é afetada em todas suas esferas, uma ação interfere na outra e os valores morais perdem força e a ética prevalece.

A etica do dia-a-dia

A etica é um exercício que deveria ser praticado sempre, mas infelizmente não e é isso o que acontece, pois muitas pessoas não dão a minima para isso.

A etica é formada de atos grandes ate os minimos deles como por exemplo dizer "oi" para alguem, mas a maioria das pessoas não praticam , as vezes por motivos pessoais ou porque não levam isso a serio, muitos politicos não tem etica por exemplo, divulgam mentiras e ate xingam outros candidatos. A etica ou a falta de etica pode decidir quem vai ser um grande amigo seu ou um grande inimigo, o que é pessimo para vida pessoal e profissional.

Por esses e outro muitos motivos que se deve ter etica sempre, mesmo até de quem você não gosta, pois a etica pode abrir portas e a falta dela pode fechá-las, talvez até para sempre.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Ética e violência

As pequenas infrações cometidas no dia a dia são consequencias da falta de ética de alguns cidadãos. E isso aumenta a violência e a criminalidade das cidades.

Em várias cidades, como na capital colombiana, é comum diminuir a criminalidade combatendo apenas pequenos crimes diários. Pois quando os cidadãos são estimulados a respeitar as leis básicas, e assim passam a respeitar a si próprios, e ao próximo.

Por fim, se você quer conselhos para ser mais ético no seu dia a dia, comece com coisas simples e com pessoas mais próximas, e assim ... você estará tendo um bom começo =)

Leh e Poly

Ética entre cidadões

O filósofo Peter Singer afirma que a ética é um exercício a ser praticado diariamente, pois assim ela pode se afirmar em sua plenitude numa sociedade.

Os cidadãos são estimulados a respeitar as leis básicas, passam a respeitar a si próprios, ao proximo e à cidadania. É o primeiro passo para muda uma sociedade.

Se uma pessoa não respeita o próximo, não cumpre as leis da convivência, não paga seus impostos, ela não é ética.

Por tudo isso, as pessoas no dia a dia, precisam respeitar o proximo para que as pessoas o respeitam. Assim respeitando as leis básicas, tendo ética.

Ética e respeito

A ética é um exercício que deve ser praticado diariamente no nosso cotidiano, para que a sociedade se mantenha em harmonia. Algumas atitudes como respeito ao ambiente de trabalho, ações honestas na política e parar o carro na faixa de pedestres, se praticadas diariamente, constroem uma sociedade menos violenta e mais unida.

Uma professora que difama outros professores certamente está praticando um ato antiético. Isso pode compremeter o bom andamento tanto da administração e do próprio ensino. Gera um ambiente de desconfiança e intrigas. Logo as relações interpessoais ficam fragilizadas.

Um político que desvia dinheiro público para si está cometendo um ato antiético. Isso diminui o saldo de dinheiro para insvestimento em ações básicas para a sociedade, é totalmente antiético.

Não respeitar as regras de trânsito, além de ser uma infração das leis, é uma grande falta de respeito e ética. Quando um pedetre precisa atravessar a rua, poucas pessoas vão parar para que ele atravesse.

Pelo exposto, se faz necessário refletir sobre os atos próprios. Com todos praticando isso, a sociedade pode ser mais harmoniosa, unida e menos violenta.

A ética no nosso cotidiano

A ética é um exercício que deve ser praticado diáriamente, porém nem todo mundo respeita os costumes, cultura de cada ser humano da sociedade.
Nem sempre as pessoas respeitam as outras como deveriam, e isso é falta de ética , pois cada um pode ter sua vida pessoal restrita e isso deve ser feito de acordo com a vontade de cada um.

O certo seria quado ao chegar em um estabelecimento, cumprimentar a todos. Dependendo do costume da cidade, e a idade do cidadão, os carros deveriam parar para este atravessar a rua, sem o perigo de ser atropelado.
Jogar o lixo onde deve ser jogado, falar com a linguagem e se comportar adequadamente em cada recinto, como em um local de trabalho ou um passeio entre amigos, é uma forma de se manter a ética.

Cada pessoa deveria respeitar o estilo do outro, como por exemplo, não ouvir música muito alta pois nem todo mundo é obrigado a gostar do mesmo gênero musical.
E respeitar a moda de cada um, podendo se vestir sem o julgamento preconceituoso do próximo. Isso é falta de ética e em alguns momento podendo virar bullying.

redigido por Leticia Caroline e Thainá.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Cuidado com a net

A intenet é atualmente um dos meios de comunicação mais usados no mundo, e muitas vezes algumas pessoas formecem dados de mais em sua paginas de orkut, facebook, etc, o que pode atrair a atenção de hackers, podendo abter senhas de bancos e outras contas.

As pessoas não deveriam fazer isso, apenas para pessoas que tem sua confiança, e também não deveriam colocar muitas e videos pessoais, pois alguns hackers podem usar isso para obter alguns dados importantes.

A privacidade cada vez mais "violada", mas talvez alguns métodos de segurança e vigilância tragam muitos prós a sociedade, compensando a falta de privacidade.

Um exemplo dessa violação em pról da segurança é o detector da metais em bancos, que impedem que uma pessoa entre com uma arma no estabelecimento.

Outro é a filmagem de carros num estacionamento, que pode ser roubado e favorece a quem foi roubado.

Outro é o envio de uma mensagem ao celular do dono do cartão de crédito quando se efetua um pagamento.

Por isso tudo, podemos chegar a conclusão de que mesmo você sendo filmado em locais onde não queria, a filmagem e vigilância pode te ajudar em várias situações.

Privacidade...Ainda temos??

Atualmente conviver com a falta de privacidade é comum,pois há câmeras em todos os lugares onde frequentamos.Elas podem estar em bancos,elevadores,lojas,escolas e em muitos outros.

As pessoas de hoje convivem com a invasão da vida íntima tranquilamente,porque muitas delas não percebem que estão sendo filmadas.Além disso,as câmeras podem ajudar a prevenir e descobrir assaltos e incendios.

Por outro lado muitas pessoas não gostam dessa invasão,pois não vivem com tranquilidade porque se sentem constrangidas ao serem filmadas e fotografadas a todo momento.Isso porque existem aqueles que são timidos e querem manter sua vida secreta.

Então hoje em dia a falta de privacidade é positiva em varios aspectos como a segurança e negativa para as pessoas que não gostam de expor sua vida pessoal.

Desrespeito a Privacidade

Hoje em dia é muito comum comentar sobre o que vale a sagurança. Muitos acham que ela as vezes passa do limite quando o assunto é privacidade, pois em quase todos os lugares que vamos há uma camera.

Como por exemplo em bancos é comum ter a porta com detector de metais e isso serve para proteger o banco e seus usuários. E assim para que o usuário não seja confundido com um ladrão deve se expor suas coisas metalicas eu uma vitrine pública.

Isto ocorre também na internet, pois somos rastreados e vigiados por órgãos de diversos tipos. Para eles, o direito à privacidade é apenas um detalhe. Não é possível, esconder os seus dados, porque muitas vezes os seus usuarios podem ser induzidos a fornecer seus dados.

Com tudo isso, querendo ou não se quizermos ter este tipo de segurança, teremos de perder um poco da nossa privacidade, pois é algo inevitável para ter garantia de segurança.



Leh e Poly

A privacidade depende de cada um

A cada dia que passa a privacidade da sociedade diminui devido ao grande número de câmeras espalhadas pelas cidades e também a vida exposta na internet. Câmeras estão espalhadas em todos os lugares: edifícios, elevadores, supermercados e bancos. Já na internet, qualquer informação postada é vista na web comprometendo a privacidade da pessoa. Enfim todos são vistos durante o dia todo, em todos os lugares querendo ou não.



Já em certos lugares a presença de câmeras de segurança é necessária, em bancos por exemplo, e em lojas e supermercados. Querendo ou não essas câmeras nos dão maior segurança.



Entretanto na internet, com o orkut, MSN, twitter e blogs, a vida de todas as pessoas expostas à qualquer um que acesse a web, querendo ou não. A privacidade é um direito fundamental da pessoa, mas depende só dela esse direito ser ou não abalado.

Autoria de : Pedro e Rayssa.